Os preenchedores faciais são substâncias que ajudam a minimizar a perda de elasticidade e hidratação da pele.
Com o processo de envelhecimento, a produção de colágeno diminui, a pele vai ficando flácida, as estruturas de sustentação da face vão sendo reabsorvidas e o rosto perde o seu contorno natural.
Para quem quer reverter esse quadro, os preenchedores injetáveis são um excelente aliado. Isso porque os produtos possibilitam que se minimize os sinais da idade, ao estimularem a sintetização do colágeno na pele.
As substâncias mais usadas como preenchedores são:
Ácido hialurônico
Polissacarídeo existente na pele, tem capacidade de adesão à água, promovendo hidratação e contribuindo para a elasticidade da pele. Como há produtos com diferentes graus de viscosidade, a substância é bastante versátil, podendo ser usada apenas como um hidratante profundo, para o tratamento de rugas finas e superficiais, ou como volumizador, preenchendo depressões mais profundas. O tratamento tem duração média de 1 ano.
Hidroxiapatita de cálcio
Além de preenchimento imediato, a substância estimula a produção natural de colágeno. O resultado é uma recuperação da firmeza e elasticidade da pele. É muito utilizada no rosto e ainda no rejuvenescimento das mãos. Os resultados duram em torno de 2 anos.
Ácido poli-L-lático
Esse polímero é um bioestimulador de colágeno injetável que promove resultados graduais e naturais. Os efeitos podem ser percebidos a partir da terceira semana e permanecer por até 2 anos. Costuma demandar de 2 a 3 sessões, com intervalo de 40 dias.
Indicações dos preenchedores faciais
- Repor volumes perdidos;
- Atenuar rugas mais profundas;
- Melhorar os contornos do rosto.